Abadá

Abadá: confira aqui várias dicas para você customizar a sua camiseta, seja no carnaval ou qualquer festa que tenha camiseta personalizadas.

Quando a época de Carnaval vai se aproximando, lembramos dos nossos momentos de folia, do axé, das músicas clássicas que tocam todos os anos, da Ivete e da Claudia Leite, lembramos da Bahia e das escolas de samba. Todos esperam ansiosamente pelo feriado e se preparam para ir à praia ou para cidades badaladas durante os tempos de folia. No meio dessa preparação toda, estão os blocos de Carnavais…E com eles, os abadás personalizados que as pessoas compram e usam como se fosse um passe de entrada para a sua área. Como hoje em dia a tendência é a personalização de produtos, o abadá acaba funcionando como uma tela em branco, para se fazer a arte que quiser. Amarrar, cortar, costurar. Mas, alguém já se perguntou qual a origem da palavra abadá?

Abadá

Abadá

Bom, a origem do termo é africana, a palavra foi trazida pelos negros malês (escravos) para a Bahia e vem da língua Yorubá. Os malês eram negros muçulmanos que estavam no Brasil no período da escravatura. Os malês eram letrados, sabiam ler e escrever em árabe e eram – não raramente – muito mais estudados e inteligente do que seus senhores. Os malês não aceitavam a submissão e se revoltaram em 1835.
Pois bem, o abadá era um tipo de camisolão branco que esses escravos usavam e, muitas vezes, lutavam capoeira com essas camisetas. Hoje em dia, o termo dentro da capoeira passou a ser usado para as calças (já que as camisas já não são mais um requisito). Além da capoeira, funciona como convite para festas de Carnaval.

Quem diria que uma palavra que usamos todos os anos teria um significado histórico por trás?

Os abadás podem ser em estilo camiseta, top e até vestidos. É só usar a sua imaginação e criatividade, que você vai ter um modelo único e super charmoso para você desfilar por aí. Abaixo você confere um vídeo explicativo de como customizar o seu abadá com a top estilista Lethicia Bronstein!

Veja abaixo alguns lindos modelos de abadás para você mandar fazer ou customizar suas camisetas velhas em casa, seja para o carnaval ou outras festas nesse mesmo estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *