Ciclo de Crescimento do Cabelo

O dermatologista dr. Lucas Fustinoni explica como funciona o ciclo do crescimento capilar.

Ciclo de Crescimento do Cabelo

É muito importante salientar que o fio de cabelo tem fases distintas (fases de crescimento, fases de parada e fases de queda), respectivamente as fases: anágena, catágena e telógena.

Então, para se ter uma ideia, nós temos entorno de 100 à 130 mil folículos no couro cabeludo e nem todos os fios estão no mesmo momento, cada um está em um momento distinto. Imagina, se tivesse tudo em fase telógena, ele cairia todo junto. Mas não. Alguns fios estão em fase telógena (caindo), outros em fase anágena (crescendo) e outros na fase catágena. A maior parte dos fios de cabelo estão em fase anágena.

Cerca de 15% dos seus cabelos estão na fase telógena, razão pela qual sempre tem fios de cabelo caindo. 85% estão em fase anágena, por isso é normal ter uma queda capilar de cerca de 100 fios por dia.

Fases de Crescimento do Cabelo

Fases de Crescimento do Cabelo

Fase Anágena

A primeira fase, a anágena: é o momento em que o bulbo capilar está produzindo novos fios de cabelo. Sinais de crescimento e nutrientes são enviados à este novo cabelo através da corrente sanguínea e o fio de cabelo cresce saudável e forte. Ela tem duração de 2 à 7 anos fazendo o crescimento capilar de 1 centímetro por mês, de 12 a 15 centímetros ao ano. Quanto mais durar essa fase, mais o cabelo cresce. Ao envelhecermos a fase anágena fica mais curta, por isso o cabelo pode ficar mais fino entre cada ciclo.

Fase Catágena

A catágena, é uma fase transitória, em que o cabelo está descansando e se preparando para cair. Tem duração de duas à quatro semanas. O cabelo cresceu firme e forte, de repente ele vai dar uma pausa para se preparar para a fase final (telógena).

Fase Telógena

A última fase do crescimento do cabelo é telógena. Nessa etapa ocorre a queda dos fios. Esta fase dura cerca de três meses. E como o velho cabelo não está mais ligado a corrente sanguínea já não pode ser reparado, fica com uma aparência sem vida. Um outro novo cabelo fino e mácio, surge do folículo e empurra o fio velho, iniciando o ciclo de crescimento do cabelo novamente.

Existem períodos da vida da pessoa, principalmente da mulher, após o parto, doenças graves, episódios de febre em que acontece um eflúvio telogeno. Que mexe exatamente com essa parte telógena, a fase de queda de cabelo, em que o fio se solta e cresce novamente um novo fio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *