Como cuidar dos cabelos

Como cuidar dos cabelos: madeixas bonitas exigem certos cuidados e seguir uma rotina de cuidados específicos irá deixar as seus cabelos hidratados e com brilho.

Como cuidar dos cabelos

Cabelos bonitos e saudáveis requerem cuidados, mas não adianta fazer apenas algumas hidratações semanais ou quinzenais, os cuidados com cabelos devem ser diários, confira a seguir algumas dicas de como cuidar dos cabelos diariamente, sejam eles cacheados ou lisos, secos, grossos ou finos ou quimicamente tratados. Cada tipo de cabelo pede uma rotina diferente de cuidados!

Como já disse anteriormente o cuidado com os cabelos seguindo uma rotina com uma certa disciplina irá deixar as suas madeixas maravilhosas.

Como cuidar dos cabelos

Cabelo vicia, troque seus produtos!

As madeixas acabam ficando acostumadas com certos produtos, porque diferente da pele, a fibra do cabelo não se renova a cada mês, sendo assim as mesmas células absorvem os mesmos ingredientes ativos até que você troque por outros. Por este motivo troque a cada 15 dias ou uma vez por mês o seu xampu e condicionador, para que os fios não se acostumem com os elementos que contem nos produtos e percam o efeito desejado no seu cabelo.

Hidrate seus cabelos

Para quem tem pouco tempo e não quer se dedicar muito para cuidar dos cabelos, troque o condicionador por uma máscara de cabelo, isso fará com que os fios fiquem mais hidratados e macios, para dar um up na hidratação, compre aquelas ampolinhas da Pantene e deixe agir no cabelo por 3 minutos, assim você terá cabelos bonitos e sem perder muito tempo com isso.

Cronograma Capilar

A melhor maneira de cuidar dos seus cabelos mensalmente é tendo dedicação, para quem tem tempo e realmente quer se dedicar para ter cabelos bonitos e bem cuidados a melhor opção é o cronograma capilar, ele é super indicado para quem tem progressivas ou alguma outra química no cabelo. Para quem não sabe o que é, eu vou fazer um resumo básico explicando como você deve fazer esse processo.

Os cabelos perdem nutrientes todos os dias devido a poluição, exposição solar, água quente do banho, vento, secador, chapinha, babyliss, processos químicos (tintura, descoloração, progressiva). Por isso é necessário você tratar o seu cabelo com os nutrientes que ele precisa, por exemplo, quando você vai para uma festa e bebe, no outro dia você precisa tomar água para repor os líquidos que você perdeu ou você ficará desidratada, com o cabelo é a mesma coisa, você tem que dar a ele o que ele precisa ou ele vai ficar fraco e sem vida.

Aí que entra o cronograma capilar para cuidar dos seus cabelos com o que ele exatamente precisa no momento e tratá-lo de forma específica. Você deverá seguir algumas etapas que são:

  • Hidratação
  • Nutrição
  • Reconstrução

Essa é a forma mais simples do cronograma, mas ela varia conforme o seu tipo de cabelo e o que ele precisa. Você precisa seguir as etapas certinhos, porque é como construir uma casa, você precisa fazer uma fundação boa ou as paredes irão desmoronar e a casa vai cair em breve.

Como cuidar dos cabelos diariamente

Como cuidar dos cabelos diariamente

Os cuidados vão desde a hora de lavar até o momento de pentear os fios, quais são os produtos ideais para cada tipo de cabelo, siga as dicas abaixo sobre a sua rotina capilar e você terá cabelos bem cuidados e saudáveis sempre. O cuidado mais simples e básico, que todas as mulheres deveriam saber é que devem trocar os seus produtos de cabelo de preferência a cada 15 dias, ou se puder toda semana troque, o que acontece é que o cabelo vicia e se acostuma naquele produto e acaba perdendo o efeito nos fios. Jamais durma usando grampos ou elásticos, eles podem danificar e quebrar o seu cabelo, durma com os fios soltos, penteados e secos.

Como cuidar dos Cabelos Cacheados

Cabelos cacheados, esses dão trabalho! Opte por um xampu bem suave e hidratante, fuja dos mais potentes e com embalagem transparente e de limpeza profunda, eles podem acabar ressecando os cachos e deixando os fios quebradiços. Cabelos cacheados precisam de hidratações poderosas, máscaras com colágeno são ótimas aliadas, pois ajudam a manter a umidade natural dos fios, máscaras com óleos naturais ajudam a repor a nutrição da raiz as pontas. Pentear os cabelos cacheados é a parte mais complicada, mas existem diversas formas de você escovar os fios, a fitagem é uma técnica onde você usa os dedos para desembaraçar os fios com o creme na ponta dos dedos para separar cacho por cacho. Para valorizar ainda mais os cachos aplique um pouquinho de gel nas mãos e amasse suavemente por todo o cabelo de baixo para cima. Em vez de secar o cabelo com a toalha, use uma camiseta velha ela ajuda a definir os cachos, eles ficam mais bonitos e sem frizz.

Cuidados com Cabelos Coloridos

Para não desbotar a cor dos fios procure por um xampu específico para cabelos coloridos, que este vai ajudar a manter a cor por mas tempo e hidratar os fios com mais intensidade. Hidrate os fios semanalmente e escolha produtos de reconstrução para ajudar recuperar os danos que foram causados pela química. Evite fontes de calor como babyliss e chapinhas, pois eles acabam estragando ainda mais os fios, mas se não tiver como fugir, para evitar a quebra aposte em um bom protetor térmico antes de começar a alisar ou enrolar os cabelos. Os cabelos quimicamente tratados ou coloridos podem ser lavados todos os dias com produtos específicos.

Como Tratar Cabelos Lisos e Finos

Não é tão fácil assim cuidar dos cabelos lisos, eles exigem tanto cuidado quanto os cacheados e crespos, um liso impecável é difícil de se ter, mas se você tiver uma rotina diária de cuidados com os cabelos lisos, eles vão ficar perfeitos, com brilho e macios.

Geralmente quem tem cabelos lisos e finos sofre com a raiz oleosa, o melhor xampu para esse tipo de cabelo é o transparante,uma ótima opção é o Shampoo Brilho Extremo Pantene, ele faz uma boa limpeza no couro cabeludo tirando toda a sujeira e oleosidade, você pode lavar os fios todos os dias, para cabelos lisos e finos com a raiz oleosa esse hábito de lavar diariamente os fios é saudável e vai deixar seus cabelos bonitos. Hidratar as madeixas é fundamental, uma vez por semana você pode usar uma ampola dessas rapidinhas de 3 minutos e 60 segundos, mas não esqueça de usar uma boa mascara hidratante a cada 15 dias. Evite produtos à base de manteigas, aposte na linha de produtos específicos para cabelos finos. O xampu seco vai ser o melhor aliado, sempre tenha em mãos. Ele vai ajudar a tirar a oleosidade do couro cabeludo, aplique ele nos cabelos diariamente e seque com o secador.

Como cuidar dos Cabelos Secos e Grossos

Mulheres que tem cabelos secos e grossos devem usar xampus com textura leitosa ou perolada, evitar os transparentes. Já na hora de hidratar opte por cremes com bastante emoliência, máscaras com manteigas. Para os cabelos não ficarem armados durante o dia-a-dia invista em um creme para pentear que controle o volume, para deixar eles macios e com aparência de bem hidratados aplique algumas gotas de óleo nas mãos e espalhe pelos fios. Cabelos secos devem ser lavados a cada dois dias ou duas vezes por semana, para que ele não acumule os resíduos dos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *