Como doar cabelo

Fazer uma doação de cabelo é um gesto muito bonito de amor ao próximo, que tal transformar o seu novo corte de cabelo em uma mudança ainda maior? Confira a seguir várias dicas de como doar e para onde doar cabelo.

Doação de Cabelo

Cabelo é uma coisa que cresce e que tal doar o cabelo por uma causa nobre? Há muitas crianças nos hospitais de câncer que precisam e sonham em ter cabelo, que tal começar o ano realizando o sonho de uma criança? Ao fazer essa doação de cabelo para uma pessoinha especial e desconhecida, você estará doando um pedacinho de você, trazendo um pouco de conforto e alegria para alguém que valoriza cada simples gesto de amor. O seu cabelo por um sorriso!

Que menina não tem vaidade e sonha em ser princesa, vivendo em um mundo encantado? Mas há vida real tem as suas páginas, escritas de tristeza e dor, em que nos enxergamos em um mundo cinzento. E doar o cabelo pode tornar o mundo dessa menina mais colorido e com uma pitada de encanto. A autoestima de quem perde o cabelo fica muito fragilizada, seja ela uma menina ou uma mulher. Doando um pedacinho seu para quem realmente precisa, você irá transformar uma expressão de tristeza em alegria. Pode ter gente que fale que você irá ficar feia, ou pra que doar o cabelo, mas pense, não tem problema, quem está tendo essa atitude linda é você, não se importe com a opinião de quem só quer criticar e não ajuda em nada.

Doar Cabelo

Como doar cabelo?

Para doar os fios é necessário que eles tenham pelo menos 10, 15 ou 20 centímetros de comprimento, tudo depende das exigências da ONG ou instituição escolhida. Os cabelos podem estar com tintura, química e ser de qualquer textura (liso, cacheado, afro) não há restrição, o importante é doar.

Quando for ao salão de beleza, é necessário informar ao cabeleireiro que você quer um corte para a doação de cabelo, que pode ser: long bob, pixie cut, chanel, entre outros cortes de cabelo curto. Cortar os cabelos em casa não é muito aconselhado, se a intenção é doar o cabelo, afinal, os fios precisam estar corretamente separados e em mechas. Mas, se você não tem dinheiro para ir até o salão, não deixe de doar por isso, ás vezes há ações nos salões de beleza da cidade ou região, ou melhor ainda, crie uma ação para doação de cabelo, assim você pode doar e ainda convencer mais gente a ajudar quem realmente precisa.

Para fazer o corte para doar o cabelo é necessário separar os cabelos em mechas, com elástico bem firme, para que o cabelo que irá ser doado fique preso, os fios devem ser cortados acima do elástico. Também é necessário que os fios estejam secos, para que eles não embolem e criem fungos.

Doação de cabelo para hospital do câncer

Antes de cortas os cabelos para doar, pesquise bem para onde doar, afinal cada instituição possuí um regulamento diferente da outra, algumas aceitas apenas cabelos virgens, outras aceitam os que tem química, o comprimento também é variado, mas a maioria aceita a partir de 15 centímetros. Há ainda algumas instituições de caridade que vendem parte dos cabelos que recebem para doação para fabricantes de perucas, por isso pesquise muito bem antes de doar.

Onde doar cabelo

Há várias instituições que aceitam a doação de cabelos, hospital do câncer e ONGs, confira a baixo uma lista para onde você pode doar o seu cabelo:

  • Banco de Perucas da Fundação Laço Rosa
  • Banco de Perucas do Hospital Infantil Joana de Gusmão
  • Cabelegria
  • Hospital do Câncer de Barretos
  • Hospital do Câncer de Uberlândia
  • Rapunzel Solidária

Você sabia que 80% das doações de cabelo vem de crianças que querem ajudar outras crianças em tratamento de câncer. Há várias campanhas para doação de órgãos e sangue, já para a doação de cabelos não há muitas. Doar as madeixas pode não salvar vidas, mas com absoluta certeza irá trazer mais esperança e alegria para meninas e mulheres que perderam o cabelo. E diferente da doação de sangue e órgãos, doar os cabelos é indolor. Compartilhe a sua experiência com outras pessoas, envie para o nosso blog o seu relato, mostre como foi simples e o sentimento bom que despertou dentro de você em ajudar quem precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *