Como equilibrar as energias da sua casa

Casa Zen! Aproveite o revival do Feng Shui para equilibrar as energias da sua casa, seguindo cinco mandamentos que valem por todos.

Surgido na China há pelo menos 3 mil anos, durante a dinastia Zhou, o feng shui é uma técnica que busca melhorar os ambientes domésticos ou profissionais. Por meio de ferramentes e uma análise detalhada de cada espaço, é aplicado, segundos seus estudiosos, para conversar as energias positivas e afastar as negativas, de acordo com a necessidade de quem habita aquele lugar. Levado para os EUA pelos imigrantes chineses a partir do século 19, o feng shui teve um boom no Ocidente na segunda metade do século 20, impulsionado pela geração new age que pregava a contracultura. No Brasil, o auge aconteceu nos anos 90, mas recentemente a técnica parece estar ensaiando um revival.

Uma das maiores especialistas brasileiras no assunto, Sandra Siciliano define o feng shui como uma técnica que promove a harmonização energética de ambientes. Sua aplicação passa pelo equilíbrio dos cinco elementos da natureza – terra, fogo, ar, madeira e água – e das cores, entre outros vários detalhes. “O feng shui é um grande mestre, com o qual a gente tem a possibilidade de aprender o que uma casa pode ensinar”, diz Sandra, cujo conhecimento de 20 anos mistura, além de feng shui, paisagismo, radiestesia e geobiologia.

Segundo a especialista, todas essas são terapias complementares – e não alternativas, como geralmente ouvimos por aí. “Um dos meus clientes construiu um escritório em um terreno em declive e os negócios não iam bem. Terreno em declive e significa que a vida vai para baixo. Fiz a cura para que o imóvel ficasse energeticamente no nível da rua e a situação melhorou. Tanto que ele se mudou para um espaço maior, mas com o mesmo defeito. Ou seja, tem que aprender a lição”, explica. “Isso me comprova que se trata de uma coisa energética, e nada mística.”

Outra evidência, conta, é que muitas técnicas do feng shui coincidem com práticas tradicionais de indígenas e comunidades rurais. “O caipira brasileiro, por exemplo, escolhe construir a sua casa na mesma posição que o feng shui recomenda: a planície e o rio na frente, para ter visão do que vai chegar, e o morro atrás, para proteger a propriedade do vento”, afirma. “Sinal de que o feng shui é algo inerente às culturas antigas.”

Apesar de cada ambiente demandar soluções específicas, algumas recomendações valem para todo tipo de espaço. Leia acima e comece já a energizar a sua mesa de trabalho, sua sala de estar ou a casa inteira!

Questão de Ordem

Mantenha os ambientes sempre organizados, para dar espaço para a energia fluir. De tempos em tempos, se desfaça de coisas velhas e sem uso, para que o novo possa chegar.

Em Manutenção

Evite fios desencapados, encanamento entupido ou com vazamentos, espelhos e vidros quebrados. Essas falhas influenciam na energia que circula pelo espaço.

Portas Livres

Não deixe nada obstruir a abertura da porta de entrada. Não use a parte de trás para instalar chapeleira ou guardar carrinhos de bebê, por exemplo.

Aquarela

Use as cores a seu favor. Pesquise o significado de cada uma para fazer escolhas inteligentes. Por exemplo, quem busca fertilidade deve acrescentar vermelho na decoração.

Posição Estratégica

Coloque a cama e a mesa de trabalho de forma que você possa ter uma visão completa da entrada do cômodo.

Bem Me Quer

Plantas e flores frescas, não importa a espécie, são item obrigatório. Elas levam energia da natureza para dentro de casa, além de alegrarem qualquer espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *