Como evitar infecção urinária?

A cistite, popularmente conhecida como infecção urinária causa um incomodo desnecessário, veja a seguir dicas de como prevenir a infecção urinária com o ginecologista Dr. Wesley Timana.

O que é a cististe (infecção urinária)?

A grande maioria das mulheres já teve algum desconforto ao urinar, seja uma ardência, algumas vezes ter que sair correndo para ir ao banheiro fazer xixi, chega lá e saí apenas algumas gotinhas, outras vezes sangramento. Isso pode ser sinal de que você está com uma cistite, uma infecção do trato urinário.

A cistite é uma infecção do trato urinário e é bem mais comum do que se pensa, 75% das mulheres tem uma infecção e algumas acabam fazendo uma infecção de repetição (que acaba traumatizando um pouco a mulher, por essa sensação dolorosa, ali no canal da urina). Veja abaixo algumas dicas para prevenir esse incomodo.

Como prevenir a infecção urinária

Como prevenir a infecção urinária

A primeira dica é esvaziar a bexiga frequentemente, nós bem sabemos que não devemos segurar a urina por muito tempo, eliminar a urina regularmente vai deixar seu trato urinário bem mais saudável.

Diminuir a quantidade de açúcar que você come, pois ele está associado a um número maior de infecções urinárias para quem tem tendência. Além disso, evitar bebidas gaseificadas, café, álcool e comidas muito apimentadas também podem favorecer às infecções urinárias.

Ter uma boa ingesta hídrica, pelo menos 2 litros de líquidos por dia. Mas é claro que aí não contabilizamos refrigerantes e bebidas alcoólicas.

É importante a higiene da região genital após a micção, o papel higiênico deve ser passado de frente para trás, para evitar que as bactérias da região próxima ao ânus cheguem próxima ao canal da urina.

O extrato de cranberry faz com que a bactéria não se fixe na parede da bexiga e assim ela consegue ser eliminada no jato urinário, isso acaba reduzindo em 90% as infecções de repetição.

Se você tem infecções urinárias frequentemente, pode ter relação com o seu sistema imunitário. Melhorar o sistema imune para evitar infecções. A exposição solar ajuda você a aumentar o sistema imunológico, probióticos ajudam a diminuir também o número de bactérias patológicas mas que podem estar ajudando a provocar a infecção urinária pela proximidade do caninho urinário ao ânus.

Não usar roupas muito apertadas durante o verão e absorvente intimo. Não use calcinhas a não ser que sejam de algodão e à noite não usem calcinha para dormir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *