Como fazer o cabelo crescer mais rápido

Os cortes de cabelo curto vem fazendo sucesso entre as mulheres, mas muitas se arrependem e desejam deixar o cabelo crescer, afinal, nada mais lindo do que um belo cabelo comprido. Confira a seguir várias de como fazer o cabelo crescer mais rápido, bonito e saudável.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido

O cabelo cresce de 1 cm à 1,5 cm por mês e no máximo 2 cm com suplementos vitamínicos (capsulas para o crescimento do cabelo). Então mesmo que o seu cabelo cresça 1 cm por mês, o crescimento não aparece porque o cabelo começa a quebrar muito. Muitas pessoas que usam muita química no cabelo reclamam que o cabelo não cresce, mas sempre está no salão retocando a raiz, retocando a tintura, as luzes, o seu cabelo cresce, mas é o comprimento que não aparece. Parece que o cabelo não saí do lugar!

Como fazer o cabelo crescer mais rápido

Corte bordado

Então a primeira dica é você fazer o corte bordado, se comprometa a fazer o seu cabelo crescer e já comece com o corte bordado. Ele vai tirar todas as pontas duplas, porque quando o fio está com aquela ponta dupla ele quebra mais pra cima e você vai perdendo o comprimento do cabelo. Vale ressaltar, que o corte bordado não tira comprimento, o que é ideal para quem deseja que o cabelo cresça mais rápido. Pode ser feito em casa ou no salão, onde tem o custo em média de R$100,00 ou mais por ser mais minucioso e trabalhoso.

Pare de cortar o cabelo

Parem de cortar o cabelo! Se você vai deixar o seu cabelo crescer, não corta mais! Deixa o seu cabelo crescer, quando ele chegar no comprimento que você quer, aí sim você pode cortar o cabelo para manter o corte. Já ficou mais do que provado que você cortando as pontas não faz o cabelo crescer, então você só vai fazer o corte bordado a cada 2 ou 3 meses para tirar as pontinhas duplas. Eu quando corto demais o meu cabelo, fico 6 meses e até um ano sem cortar o cabelo. Qual é o segredo do cabelão de Yasmin Brunet? Ela corta raramente o cabelo.

Cronograma capilar

É muito importante que você tenha um cronograma de cuidados, não precisa ser um cronograma capilar com muitos processos, mas principalmente hidratação toda semana, hidrate o seu cabelo ao menos duas vezes por semana. É muito importante que você cuide do seu cabelo, que hidrate ele bastante. Porque não adianta você fazer tudo para o seu cabelo crescer e não cuidar da extensão dos fios, porque ele vai ficar ressacado, danificado, vai quebrar demais e vai parecer que o seu cabelo não saí do lugar.

Uma dica interessante e simples é usar uma linha de tratamento de xampu e condicionador por semana, já que o seu cabelo vicia, não precisa ser produtos caros. Uma semana você pode usar xampu e condicionador de hidratação da Pantene, na segunda semana xampu e condicionador de nutrição da Niely, na terceira xampu e condicionador de restauração (queratina) da L’Óreal e na última semana xampu e condicionador de hidratação da Garnier. O segredo é usar marcas e produtos diferentes a cada semana, já que o cabelo vicia e o produto acaba perdendo o seu efeito.

Lave o cabelo com frequência

Lave as suas madeixas sempre que necessário, não deixe o cabelo ficar oleoso ou sujo. Se o tipo do seu cabelo é oleoso pode lavar todos os dias, se ele for misto lave um dia sim e um dia não, se o seu cabelo for seco lave ao menos duas vezes na semana. Porque o couro cabeludo não pode ficar oleoso e com sujeira, ele precisa ficar limpo para que ele cresça saudável. Cabelos sujos obstruem o couro cabeludo atrapalhando no crescimento do cabelo.

Desembarace o cabelo com as mãos

Evite usar escova ou pente nos cabelos, prefira desembaraçá-lo com as mãos, pois quanto mais você escova com escova ou pente, mais quebradiço o seu cabelo fica quebrando mais fácil. Não esqueça de aplicar óleo vegetal ele auxilia na hora de desembaraçar os fios, além de deixá-los mais macios e com brilho.

Evite usar química no cabelo

As químicas em excesso são outra coisa que fazem o cabelo parecer que não cresce. O cabelo quebra muito e fica muito danificado e parece que não saí do lugar. Então é indicado que faça apenas uma química só, passou de duas químicas já começa a ficar complicado para você deixar o seu cabelo crescer. Quanto mais química você fizer ais o seu cabelo vai ficar quebradiço e você não vai ter comprimento.

Tônicos e Xampus para fazer o cabelo crescer mais rápido

Os tônicos e xampus ajudam o cabelo crescer sim, mas não vai ser nenhum milagre, eles vão auxiliar no crescimento. O couro cabeludo absorve esses nutrientes e eles fazem efeito. Em relação ao xampu você tem que deixá-lo agir durante 2 minutos no couro cabeludo para que ele possa absorver melhor os nutrientes.

Peeling capilar

O peeling capilar é uma das etapas mais importantes para fazer o cabelo crescer mais rápido. Em clinicas de tratamento de queda é feito essa massagem com óleos vegetais para nutrir o bulbo capilar. E também é feito um peeling capilar para remover células mortas, excesso de pele e sujeiras que vão ficando no couro cabeludo. Essa sujeira que vai se acumulando no couro cabeludo obstruí os poros e atrapalha no crescimento. Essa limpeza ajuda no crescimento, ativa a circulação sanguínea e também para fazer com que os tônicos penetrem melhor no couro cabeludo. É imprescindível cuidar muito bem do couro cabeludo, manter ele limpinho (sem sujeira), fazer esfoliação regularmente (pelo menos uma vez por mês). Isso vai ajudar demais, tanto a reduzir a queda, quanto no crescimento saudável do seu cabelo.

Cuide de dentro para fora!

Imagine que você vai fazer uma horta, se você colocar todos os fatores ali, naquela plantação, colocar a luz adequada, terra adequada, uma semente boa, todos os cuidados para que a planta se desenvolva, ela vai crescer mais rápido. Não existe um milagre que você possa fazer para crescer muito rápido o cabelo. Mas a gente vai colocar quais são os fatores primordiais que vai fazer com que eles se desenvolvam. Você vai precisar criar condições ideias para o crescimento do cabelo.

Hormônios

Primeiro fator, você precisa estar com a sua saúde em dia em relação a hormônios e não pode estar com nenhuma alteração. Por isso é muito importante passar com o seu médico.

São esses fatores que você vai estar regulando para criar um ambiente endocrinológico, um ambiente de quantidade de ferro exata para estimular e fazer o seu cabelo crescer mais rápido, e é imprescindível o acompanhamento médico.

Tireoide

Um fio de cabelo normal cresce de 1cm a 1,30cm por mês, entorno de 15cm por ano. As pessoas que tem problema de tireoide, se ela está hiper funcionante ou hipo (pouco funcionante), a tireoide pode estar reduzindo a taxa de crescimento do cabelo.

Cortisol

A questão do cortisol, o hormônio inflamatório liberado no estresse, pode fazer a redução do seu sistema imune, reduzindo a taxa de crescimento.

Ferro

Outro fator muito importante que você vai ver com o seu médico é o estoque de ferro do seu corpo, a ferritina. Se o seu corpo tem pouco ferro, ele pode estar reduzindo a quantidade de crescimento do cabelo. É muito importante salientar também que ás vezes você pega no exame e o nível está em um valor alto e não quer dizer que é verdade, aí que é imprescindível você estar fazendo a interpretação do seu exame como médico. Por exemplo, as vezes inflamações do corpo podem fazer com que esse exame de ferratina esteja falsamente elevado, seu cabelo poderia estar crescendo mais rápido, mas por você estar com uma falta de ferro, pode estar causando a falta de crescimento do cabelo.

Vitamina D

A vitamina D tem um papel indispensável na fase anagena (fase de crescimento) do cabelo. É como se fosse um interruptor que você aperta e ele liga para crescer as suas madeixas. Então, se os seus níveis de vitamina D não estão nos níveis excelentes, teu cabelo não vai estar se desenvolvendo quanto ele poderia estar.

Proteínas

É preciso dar material para que o seu cabelo cresça, fazer uma dieta rica em proteínas. Geralmente as mulheres comem mais salada ou fazem alguma dieta maluca e deixam as proteínas de lado. Os cabelos e as unhas são feitos de proteína, então é necessário fazer uma ingestão adequada de proteínas para fornecer o subsídio, fazer com que o cabelo tenha de onde tirar proteínas para crescer. Muito importante também é fazer acompanhamento com um nutricionista e seu médico para ver essa parte da alimentação ideal.

Biotina

Um fator super importante para fazer o cabelo crescer mais rápido, procurando em artigos médicos, encontra que a biotina tem um poder de aceleramento de crescimento. Pessoas com deficiência de biotina vão ter cabelos fracos, causando a perda dos fios. Por isso é de extrema importância que você consuma 30 miligramas dessa substância por dia. Ela pode ser encontrada em ovos, soja e grãos integrais.

Cisteína

Da mesma forma a cisteína também é um fator importante que pode estar estimulando o crescimento, eu digo pode porque essa parte de cabelo não é uma coisa que seja 100% confirmada, existem estudos que apontam evidências.

Vitamina B6

A vitamina B6 existem estudos que apontam que ela é um dos fatores que ajuda a estimular o crescimento do cabelo.

Muito importante salientar também que não adianta você suplementar um monte em excesso. Os estudos dizem que o excesso dessas substâncias fazem a redução do crescimento do cabelo, então é interessante ter um nível adequado.

Circulação Sanguínea

Os fatores de crescimento são responsáveis por fazer o cabelo crescer rápido. São substâncias que estimulam a circulação sanguínea e estimulam o crescimento do cabelo também. Então, vão ser substâncias que serão usadas tópicas, em forma de creme ou gel na região do couro cabeludo, que vão estimular. Só para citar alguns fatores de crescimento, nós temos o IGF, VEGF e vários outros fatores que vão estimular isso aí.

Minoxidil para queda e crescimento de cabelo

Existe também o Minoxidil que o pessoal também usa, que é uma das substâncias que ajudam a fazer o cabelo crescer mais rápido. O mecanismo de ação do Minoxidil por enquanto ainda é desconhecido, mas ele também estimula a formação de novos fios, uma maneira de combater a queda de cabelo.

Você juntando todos esses fatores de crescimento: a dieta rica em proteínas, biotina e cisteína; regulando os níveis de hormônios. Você vai oferecer o ambiente perfeito para que o seu cabelo cresça mais rápido. Então esqueça essas receitas caseiras para o cabelo crescer rápido. Cuidado até, porque as vezes essas receitinhas caseiras podem causar irritação no couro cabeludo e piorar esse crescimento do cabelo.

Vamos criar todas as condições ideias para estimular e fazer o seu cabelo crescer mais rápido. E muita paciência, como comentei anteriormente, o cabelo cresce pouco, não vá achar que vai ficar muito grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *