Como Lavar e Limpar Jaqueta de Couro

Iniciamos nossa categoria de dicas sobre jaquetas de couro com este artigo, sobre como lavar e limpar jaqueta de couro. As jaquetas de couro, tanto femininas como masculinas, são produtos que podem durar vários anos, pois sempre estão na moda e são bastante resistentes. Porém, essa mesma jaqueta de couro que pode durar anos deve ser bem cuidada, especialmente na hora de limpar e lavar o material. Fique atento(a) às dicas desse artigo e não deixe que sua jaqueta de couro se perca no meio de manchas, rachaduras, mofos e bolores dos mais variados tipos!

Como limpar jaqueta de couro em casa

Como Lavar e Limpar Jaqueta de Couro

Se você não deseja levar sua jaqueta de couro para a lavanderia, existem alguns cuidados sérios que você precisa tomar pra não danificar seu produto.

O ideal é tentar limpar ou lavar a sujeira da jaqueta de couro com sabão neutro de glicerina e um pouco de água em um pano úmido e macio. Especialmente na hora de limpar jaquetas de couro sintético, essa é a melhor medida a ser tomada.

Se houver algum tipo de sujeira grudada, como lama, barro ou comida, você pode passar levemente uma escovinha das mais macias que encontrar. Depois, continue com a lavagem utilizando o sabão neutro e água.

Você pode também testar um pouco de água juntamente com vinagre de maçã no pano.

Como lavar sua jaqueta de couro

Caso você realmente precise lavar a jaqueta de couro, precisa tomar cuidados especiais para jaquetas pesadas, especialmente as bomber com um forro bem pesado: evite molhá-las demais, ou elas vão demorar para secar e isso pode deixar o couro manchado e/ou desbotado. Para esse tipo de jaqueta, o ideal é levar numa lavanderia ou em um profissional especializado a cada um ano ou 6 meses se a jaqueta for usada com frequência, ou quando ela estiver muito suja.

Porém, você pode aprender como lavar jaquetas de couro mais leves e finas à mão: faça a lavagem aos poucos, umedecendo a jaqueta à mão mesmo. Nada de colocar na máquina de lavar e nem centrifugar. Muito menos jogar a jaqueta inteira embaixo da torneira até encharcar.

Para jaquetas de couro branco, você pode até fazer uma lavagem pequena com um algodão embebido em acetona, mas lembre-se de remover o produto com pano e água após retirar as manchinhas.

Quando levar na lavanderia

Você deve mandar lavar a jaqueta de couro numa lavanderia quando a sujeira estiver impregnada ou quando a jaqueta estiver muito suja. Isso porque, num profissional especializado, eles não apenas lavam sua jaqueta de couro corretamente, como também vão higienizar, hidratar e reavivar a cor original da sua peça de couro. Obviamente que, se ela estiver suja ou com mofo há muito tempo, talvez a cor e a qualidade não volte 100%.

Como limpar couro mofado

Se sua jaqueta de couro está mofada moderadamente, você pode pegar um pano úmido ou algodão embebido em vaselina e passar na jaqueta. Se o mofo estiver um pouquinho mais impregnado, deixe uma camada fina de vaselina durante um dia na jaqueta e, no outro dia, retire a vaselina com um pano umedecido com água.

Se isso não adiantar, você pode utilizar algum anti mofo específico para couros presentes no mercado. Um exemplo é o Anti Mofo Novax.

Se o mofo estiver muito impregnado, não vá inventar moda: leve na lavanderia para não correr o risco de perder sua jaqueta de couro tentando usar outros produtos! Nesses casos, um especialista é a melhor opção.

O que NÃO fazer na hora de limpar e lavar jaquetas de couro

Até aqui, você já aprendeu bastante sobre como lavar e limpar uma jaqueta de couro. Porém, existe uma série de doideiras que você pode e DEVE evitar na hora de tentar deixar sua peça limpa:

  • Evite produtos especializados em tirar manchas, como Vanish e afins. Isso pode deixar sua jaqueta de couro bem desbotada ou formar aquelas aréolas de mancha ou sujeira, ou amarelar o couro branco.
  • Se a mancha ou mofo que você estiver tentando tirar estiver há muito tempo na sua jaqueta de couro e não sair com água e sabão (ou acetona no couro branco, ou vaselina no mofo), vá reto para a lavanderia.
  • Nunca guarde sua jaqueta de couro em um saco plástico ou fechada por muito tempo no guardarroupas. O ideal é usar capa escura de TNT para que o couro respire e não seja afetado pela luz. A cada 30 dias, retire o couro para respirar caso você não use muito a peça.
  • Caso você precise hidratar sua jaqueta de couro se ela estiver com pequenas rachaduras, glicerina é o suficiente. Se as rachaduras forem grandes, leve a um profissional especializado.

E é isso aí! Com essas dicas você já sabe como limpar e lavar jaqueta de couro sem estragar sua peça de roupa preciosa e que certamente custou um bom dinheiro.

Veja abaixo o vídeo de como limpar e conservar peças em couro por mais tempo!

1 comment

  1. Pingback: Como Lavar e Limpar Jaqueta de Couro | Modifiki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *