Grávida pode pintar o cabelo?

Será que mulheres grávidas podem pintar o cabelo? Isso traz algum dano para o bebê?

Grávida pode pintar o cabelo?

Durante a amamentação e gestação tem que tomar muito cuidado porque tem vários fatores, remédios, medicações e hábitos que podem estar expondo o bebê a um risco.

Existe uma organização nos Estados Unidos que avalia todos os fatores que podem estar causando dano ao bebê. O que a gente chama de teratogenicidade, que faz o bebê virar um terato que do grego significa monstro, é uma palavra usada na medicina pra dizer substâncias que causam dano ao bebê. E existem poucos estudos que dizem que dizem que causa dano ou não. E essa instituição pesquisou e afirmou que pouco é absorvido para a corrente sanguínea em relação a tintura. Porém, se você for ver a composição das tinturas, contém amônia, benzeno, iodo, além de vários outras substâncias que podem ser tóxicas.

Grávida pode pintar o cabelo

Principalmente nos primeiros três meses que o bebê está se formando qualquer coisa, qualquer substância que atue na formação do bebê, pode estar causando danos ao bebê. Então o feto fica muito suscetível a qualquer tóxico que possa afetar. Por isso que é muito importante evitar ao máximo esse primeiro trimestre de gravidez, que é o momento que o bebê está se formando, que está mais vulnerável às influências externas.

Segundo a dermatologista dra Renata Rodrigues, a amônia não tem problema, o que faz mal é a coloração, o metal pesado que tem na tinta. Ela é cancerígena e tem risco de má formação congênita. É proibido testes em gestantes com tinturas, então não existem estudos com grávidas. Mas você pode fazer mechas, primeiro porque não tem contato com a raiz, ela só tem contato com o fio, pode fazer as mechas com descolorante, nunca com a tintura, nem o xampu tonalizante é permitido. Você até pode pintar os cabelos ou usar alguma coisa que não é permitida na gestação, pode não aparecer hoje ou enquanto seu filho é bebê, mas quem garante que não vai aparecer quando ele for maior? Todo cuidado é pouco, vale preservar a saúde do seu filho hoje para ele ter uma juventude saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *