Índice de Massa Corporal (IMC): Como Calcular e Tabela

Calcular o IMC ou Índice de Massa Corporal é o primeiro passo para quem deseja engordar, pois a partir disso dividimos as pessoas entre as que realmente precisam engordar por estarem com perfil de magreza e das que estão em um peso um pouco melhor. Mesmo que você não esteja querendo ganhar peso (ou até mesmo o contrário, caso você queira emagrecer), você pode aproveitar as informações contidas nesse artigo.

Fórmula do IMC

A Fórmula do IMC leva em conta duas variáveis bem simples: o seu peso e sua altura. Confira a fórmula completa abaixo:

Fórmula do IMC

Como calcular o IMC

Para calcular o Índice de Massa Corporal usando a fórmula acima, usamos uma conta bastante fácil. Usando uma calculadora (ou fazendo à mão, o que pode demorar um pouquinho), pegue a sua altura e multiplique por ela mesmo. Assim, estará elevando-a ao quadrado.

Exemplo: se minha altura é “1,75 m“, vou pegar esse valor e multiplicar por ele mesmo: 1,75 x 1,75. O resultado será “3,0625“.

Agora, depois de calculada a altura ao quadrado, eu pego o meu peso e divido pelo valor que obtivemos.

Exemplo: se o meu peso é “55 kg”, vou dividir minha altura ao quadrado por ele: 55 / 3,0625. Por fim, o valor do meu IMC será de 17,95.

Tabela de IMC

Existem dois tipos de tabela de IMC. O ideal é levar em conta a idade da pessoa, para poder classificá-la da melhor forma possível a fim de encontrar o seu peso ideal. Outra forma de tabela do IMC é a simplificada, em que levamos em conta apenas o resultado do IMC, fazendo uma generalização para todas as pessoas. Abaixo, veja a tabela mais simplificada de IMC, que é também a mais utilizada e útil no nosso dia-a-dia. Se você quiser calcular o IMC de uma criança por exemplo, deverá usar a tabela mais completa, disponível em vários locais. Portanto, utilize essa tabela do IMC especialmente para adultos, acima de 18 anos.

Tabela de IMC

Para valores abaixo de 18,5, você está em nível de magreza. Todas as pessoas com um IMC inferior a 18,5 podem se beneficiar com o ganho de peso, a fim de atingir um maior Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC pode, assim, ser usado para acompanhar a evolução de um ritmo de engorda, quando a dieta e os exercícios são adequados.

Agora, você já sabe como calcular o IMC! Este é o primeiro passo para começar a engordar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *