Muitos banhos por dia pode fazer mal para a pele?

Com a chegada do verão tem muita gente que tem o costume muito banho durante o dia, será que tomar muitos banhos ao dia pode acabar fazendo mal para pele? O dr. Lucas Fustinoni esclarece essa dúvida no post abaixo.

Muitos banhos por dia fazem mal para a pele?

Um assunto muito perguntado agora no verão, é em relação a banho. Tem regiões muito quentes no Brasil que as pessoas tomam um monte de banho por dia, será que isso faz mal para a pele? O que isso pode causar na sua pele?

Sim, banhos excessivos podem causar inflamações, ressecamento, principalmente naquelas pessoas que tem dermatite atópica, pois piora bastante.

A nossa pele produz um sebo, uma oleosidade natural, que serve para proteger a pele. Então, quando uma pessoa toma muitos banhos por dia, as vezes a água muito quente e muito tempo embaixo do chuveiro, pode estar removendo excessivamente essa oleosidade da pele. Então, causando as inflamações, alergias e também o contato com o sabonete pode estar trazendo essas lesões na pele.

Muitos banhos por dia pode fazer mal para a pele

É muito importante salientar que sabonetes antibacterianos são muito agressivos para a pele e não são indicados. Antigamente tinha aquelas propagandas, que mostravam um monte de bactéria, a pessoa passava o sabonete e matava todas as bactérias. Isso não é necessário, a nossa pele precisa ter uma oleosidade natural e esses sabonetes são muito agressivos.

Também falando em relação à água quente, ela acaba tirando o excesso de oleosidade da pele. Quando você tem uma pia suja de louça, tem muita oleosidade na louça, você ferve uma chaleira e joga aquela água quente para remover toda aquela gordura. Então, a mesma coisa acontece na pele, causando a remoção excessiva de oleosidade. Então, o uso de sabonete inadequado, pode estar causando inflamações.

Então, para estabelecer um número padrão assim, não existe um número máximo e mínimo, mas que podemos citar por via de regra, é de dois banhos no máximo por dia (um pela manhã e outro à noite). Evitando o uso excessivo de sabonetes, deixando mais restrito para as áreas que realmente necessitam, axilas e região genital. E evitar também um pouco da água quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *