Riscos da Cirurgia Plástica

Vejam abaixo o Dr. Julio Wilson Fernandes explicando quais são os riscos da cirurgia plástica.

Riscos da Cirurgia Plástica

Toda cirurgia plástica apresenta riscos. Não existe cirurgia, anestesia ou medicação que não contenha alguns riscos. Nem mesmo retirar um dente ou uma verruga com anestesia local são procedimentos isentos de riscos. A maior parte destes riscos são comuns a qualquer cirurgia, seja ela plástica ou não. De um modo geral, as cirurgias plásticas apresentam menos riscos quando comparadas as cirurgias invasivas, por que não penetram nas regiões mais internas do corpo humano. No entanto, riscos existem e vários recursos são empregados para diminuí-los. Estes recursos são a história médica minuciosa, os exames pré-operatórios indicados, a avaliação cardiológica, a orientação para o dia da cirurgia, o uso de técnicas reconhecidas, materiais e cuidados adequados durante e após a cirurgia, e seus cuidados no pós-operatório.

Lembrando ainda, que alguns riscos serão acentuadamente maiores nos fumantes, o seu médico deverá estar a sua disposição para lhe explicar cada um dos riscos, as medidas que serão utilizadas para diminuir a sua ocorrência e o que poderá ser feito caso estas situações ocorram.

Riscos da Cirurgia Plástica

Riscos mais comuns da Cirurgia Plástica

Os seguintes riscos são os mais comuns a todas as cirurgias plásticas: cicatrizes aparentes, inchaço persistente (edema), mancha ou pigmentações na pele, alterações na sensibilidade local, espasmos musculares, acúmulo de sangue ou secreções sob a pele (hematoma ou seroma), infecção, perda de vitalidade da pele (necroses) e tromboses.

Anestesias

As anestesias gerais, locais, peridurais ou por sedação também apresentam riscos. O tipo da anestesia mais adequado ao seu caso será escolhido pelo anestesiologista, considerando as duas características, preferências, condições clínicas e o plano cirúrgico a ser realizado. Com a utilização de modernos aparelhos que medem o tempo todo suas condições vitais durante a cirurgia, estes riscos são consideravelmente menores, porém ainda existem. Seu médico anestesiologista já terá analisado sua história médica e seus exames antes da cirurgia e esta a sua disposição para todo e qualquer esclarecimento que você deseje sobre estes riscos.

Toda cirurgia oferece riscos

É importante lembrar ainda, que qualquer cirurgia seja ela plástica ou não, também representa riscos. Estes riscos são reduzidos com todos os recursos que a Medicina pode oferecer. No entanto, riscos ainda existem, estão presentes em todas as cirurgias e anestesias, e também deverão ser conhecidos e aceitos pelo paciente que deseja uma cirurgia plástica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *