Secar o cabelo com secador faz mal?

Será que secar o cabelo todo dia com o secador danifica o cabelo?

Secar o cabelo com secador faz mal?

O secador é um dos principais aliados das mulheres, ajuda a secar os fios e em alguns casos modela os cabelos. Mas ao mesmo tempo que é um mocinho em relação a praticidade, ele é um vilão na hora de prejudicar os seus fios, trazendo oleosidade para o couro cabeludo (em cabelos oleosos), danos à fibra capilar, deixando os fios mais secos e quebradiços.

Depois que a gente saí do banho, o cabelo está úmido e o fato de usar uma fonte de calor pode estar desidratando e danificar o cabelo se não for usado da maneira correta. Mas é muito interessante secar o cabelo antes de dormir.

Primeiramente você deve secar o máximo que você conseguir com a toalha sem fazer muita fricção (quando você seca o cabelo molhado dessa forma ele fica muito mais quebradiço). Então, é imprescindível você secar o cabelo delicadamente o cabelo, e após isso usar o secador.

Secar o cabelo com secador faz mal

Como cuidados de uso geral do secador pra não estar danificando tanto o couro cabeludo é importante você manter uma distância minima de dez centímetros (um palmo). Não colocar na temperatura mais quente, deixando essa distância do cabelo e sempre deixando ele paralelo (descendo no sentido que você quer). Se você olhar na microscopia eletrônica das cutículas, elas tem um sentido que descem pra fora, então sempre que você puder secar nesse sentido, ele ajuda a fechar as cutículas.

Também é importante você não deixar o secador por muito tempo em uma região, se não você acaba esquentando demais o cabelo do que vai ser lesável também.

Se você tem cabelo oleoso também, principalmente, evite direcionar o calor pra raiz do couro cabeludo. Porque em pessoas que tem muita oleosidade, a glândula sebácea é muito ativada e o calor é um dos fatores que estimula a produção de sebo. Sempre deixe o secador longe da raiz do couro cabeludo.

No inverno não tem como evitar de usar um ar mais quente para secar os fios, por isso aposte em produtos que ajudam a minimizar os danos do ar quente, como os protetores térmicos e leave-ins.

Como um maneira de proteção, também é imprescindível fazer hidratação do couro cabeludo. Para estar devolvendo proteínas, devolver vitaminas e a própria hidratação para proteger desse ato.

Seque os cabelos com ar morno ou frio. Lembrando que o ar frio possuí cátion (carga positiva), resultando em fios mais separados, impedindo que os cabelos se embaracem, fecha a cutícula e dá brilho ao fios. Secar o cabelo com ar quente ajuda a modelar os fios. Mas quando o cabelo está molhado as cutículas estão abertas, por isso o calor pode queimar os fios.

Se você usar o secador de maneira correta seguindo todas essas dicas, o dano não vai ser tão grave para os seus cabelos. Não vai estimular tanto sebo e nem deixar os fios ressecados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *